segunda-feira, 4 de outubro de 2010

MOMENTOS CINECLUBISTAS

Olá amigos,

Nesse post iremos trazer a vocês momentos qnue consideramos importantes do trabalho cineclubista nas escolas. Neste primeiro momento falaremos um pouco das reuniões internas e das exibições gerais...

Mais tarde traremos mais “momentos” para vocês! Então, por favor, comentem e sugiram novos posts para o blog...

MOMENTOS CINECLUBISTAS – PARTE 1- REUNIÕES INTERNAS E ARTICULAÇÃO DO GRUPO.

Como qualquer outro grupo articulado, o cineclube e seus integrantes precisam avaliar suas ações. Nas reuniões internas discutimos problemas e resultados do nosso trabalho, sempre procurando as melhores soluções para qualquer entrave que possa surgir. São nestas reuniões internas que procuramos dar norte à nossa atuação nas diversas esferas e, aonde, saciamos nossas sedes mais particulares de expectadores do bom cinema – é nos horários das reuniões internas que podemos ver filmes que não estejam vinculados a negociações externas com a escola. Nessa hora o cineclube é quem monta sua programação de filmes.


Legenda: nas reuniões cineclubistas diversos pontos são pensados e problemas resolvidos. Aqui o grupo se mobiliza em tono do conserto da tela de projeção.

MOMENTOS CINECLUBISTAS – PARTE 2 – AS EXIBIÇÕES GERAIS

Para que sobreviva e se mantenha atuante no âmbito escolar, o grupo cineclubista precisa gerir exibições e mostrar seu trabalho e leituras críticas de cinema. Então, fazer com o que o público tenha a melhor experiência de contato com a arte cinematográfica - montando de maneira otimizada os equipamentos de projeção e som; trazendo o maior conforto possível nas sessões e participando das discussões e abordagens críticas – faz parte da construção de um reconhecimento necessário na escola.

Como resultado dessa trabalheira, o cineclube passa a gerir mais e maiores exibições conjuntas com a comunidade escolar e passa, de maneira natural, a estar devidamente associado à cultura de cinema que começa a se instalar no contexto.



Exibição do filme “Macunaíma”, do diretor Joaquim Pedro de Andrade: através do trabalho cineclubista, a comunidade escolar se reúne para ver e falar de cinema.



Exibição do curta-metragem “Maré capoeira”: professores também, são parte importante no trabalho com cinema na escala.




Protagonismo: ao assumirem a gestão das exibições, os cineclubistas passam a ser reconhecidos como tais.

0 comentários:

Postar um comentário